inspirado no livro The Screwtape Letters de C.S. Lewis

 

Os acidentes não ocorrem ao acaso, há sempre um conjunto perturbações, alterações ou anomalias que levam à sua ocorrência. Na nossa história vamos imaginar que a não observação de normas, procedimentos, orientação e recomendações só ocorrem devido a influência de um ser maligno, e que esse ser dos infernos, devido ao enorme sucesso de sua insidiosa campanha, receba uma carta elogiosa de seu mestre.

 

Prezado Satan (satânico armador de acidentes do trabalho nefastos)

 

Foi com enorme prazer e orgulho que recebi a estatística de acidentes do trabalho no Brasil, são mais de 5 milhões de acidentes desde 2012 (1 acidente a cada 49 s), com mais de 18.000 mortes nesse período.

Congratulo-me com você pelo sucesso das suas investidas, sem as quais os assustadores e tenebrosos números que citei, não teriam sido atingidos, destaco especialmente:

  • A campanha para desacreditação dos gerentes, supervisores e chefes em geral. Espalhar a ideia de que os supervisores exigem medidas de segurança só para agradar (puxar o saco) da chefia foi diabólica. É claro que os supervisores e gerentes ajudaram um pouco nessa diatribe, pois quando as exigências da produção apertam, eles esmorecem na cobrança de atitudes seguras. De qualquer forma a sua vitória é particularmente importante, porque credibilidade dos gerentes depois de perdida não é mais recuperada.

 

  • Com muito orgulho informo que o seu trabalho com os EPIs se transformou em “case” estudado por todos os aprendizes de demônio. A sua estratégia em colocar na cabeça dos empregadores que os EPIs são caros, sem deixar que eles percebessem que na verdade economizariam se não houvesse perda na produção, com apólices de seguro e na contratação e treinamento de novos trabalhadores foi perfeita, e melhor ainda, pois eles perdem dinheiro, levam seu negócio à ruina e ainda se regozijam pela economia que na realidade não fazem, enquanto os trabalhadores morrem e se acidentam.

 

Com os trabalhadores então, o trabalho de convence-los de que os EPIs são incômodos, foi diabolicamente perfeito, luvas isolantes de borracha, capacetes, protetores auricular são mesmo por vezes incômodos, destacar esse fato deixando de mencionar a sua importância em evitar as lesões decorrentes do acidente, garantiu a sua eleição como aprendiz dos quintos do inferno do ano.

Agora ouça o meu conselho, não durma sobre os louros da vitória, se quiser continuar a ver os acidentes, mortes e infelicidade das famílias envolvidas continuar a crescer, invista nos trabalhadores jovens. Sim, os jovens costumam valorizar comportamentos desafiadores e seguir o exemplo de trabalhadores mais experientes que se mostram mais arrojados e destemidos.

Se os seus colegas usam os EPIs e EPCs, os mais novos também irão adotar esse hábito. Se por outro lado se os seus colegas ignoram os princípios de segurança, os jovens trabalhadores irão adotar o comportamento que desejamos desde o início, jamais levando a segurança e saúde a sério, facilitando muito o nosso maléfico trabalho.

Leave a Comment